sábado, 13 de setembro de 2008

Fígado Bovino


Quando comecei a escrever aqui, tinha como proposta um site para compartilhar truques, receitas e impressões sobre culinária, do básico ao gourmet.

Claro, há uma maior ocorrência de posts sobre pratos típicos do oriente: China, Japão, Tailândia, Índia e etc, mas não quero limitar o conteúdo por aqui, e daqui para a frente vou ser mais globalizado. Quero que adeptos de todas as gastronomias possam achar algo de interesse por aqui, afinal, sou Brasileiro, e ninguém por aqui vive só de shoyu e especiarias!

Hoje meu almoço foi fígado bovino ao molho madeira. Eu, pessoalmente, adoro fígado! Claro, ele deve ser bem preparado, e um truque interessante é deixá-lo de molho no leite antes de cozinhar. Fica macio, suculento e se esquece até que se trata de víscera animal. Preconceito com visceras? Pois o fígado ocupa posição de prestígio, em muitos aspectos:

O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “super-alimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação. O fígado de um animal novo é teoricamente mais saudável por ter acumulado menos toxinas como pesticidas, hormônios e antibióticos que podem estar presentes em maior quantidade no fígado de um animal mais velho; portanto é importante que se obtenha o fígado de um animal criado organicamente, reduzindo assim o risco da presença destes químicos indesejáveis. Na Europa, o fígado de boi é considerado uma iguaria, e o Fígado à Veneziana é um dos pratos mais famosos da culinária de Veneza.

Entre as vitaminas e compostos benéficos presentes no fígado de boi constam as vitaminas A, B12, B5, B6 e C, folato (ácido fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco, e apesar do fígado de boi apresentar um alto grau de colesterol e gorduras saturadas, ele é tão rico em outros nutrientes benéficos que continua sendo considerado um alimento saudável. Em apenas 100g de fígado conseguimos obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas.

Nenhum comentário: