sábado, 26 de julho de 2008

Cozinhar é...Inventar!

Eu me divirto muito cozinhando, experimentando temperos, aromas e diferentes formas de preparo. É um trabalho de alquimista, e na pior das hipóteses, o resultado será intragável e eu não o repetirei! heheheh

Nessa última quarta-feira, sucumbiu-me um desejo de comer um assado. Lá fui eu investigar e tinha no congelador apenas duas coxas e sobre-coxas de frango. Resolvi prepará-las com shoyu (molho de soja fermentada), algo que eu nunca tinha feito antes em comida de forno. "Não tem como dar errado", pensei. Shoyo fica bom em tudo e eu, irrelevante o fato de não ter um ÚNICO oriental na família, sou desesperado pelo sabor do shoyu e de muitos outros molhos e condimentos da culinária asiática.

Voltando à receita, marinei então o frango em coentro, alho, molho shoyo, pimenta em pó e sal. Reservei na geladeira (embora possa deixar a marinada em local fresco e seco, em dias de clima ameno) por uma horinha apenas. Assei o frango junto com batatas com casca (a casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com casca, a perda de nutrientes é menor) o cozimento é feito com casca a perda de nutrientes é menor, porque , pimentões verdes e cebolas roxas, todos cortados rusticamente, por preguiça mesmo, então a apresentação não foi lá essas coisas. Coloquei os legumes fatiados e o frango em uma travessa e reguei tudo com vinho tinto (embora prefira vinho seco, mas não tinha) e mais molho shoyu. Assei por uns 40 minutos, regando periodicamente o frango e os legumes com o molho escuro e delicioso que se formou. Depois de assado o frango, cozinhei ervilhas na manteiga e joguei por cima. Acompanhei de arroz branco e ovinhos de codorna.

E ficou testado e aprovado por mim que shoyu em assados fica ótimo!