quinta-feira, 31 de julho de 2008

Wok: o utensílio que não pode faltar na cozinha!


A wok é um dos utensílios de cozinha mais populares do mundo. É uma panela milenar de origem chinesa, mas é largamente utilizada pelos japoneses, coreanos e cozinheiros orientais.

Os fabricantes das woks ocidentais têm tentado (nem sempre com êxito) reproduzir o desenho original, mas normalmente a profundidade não é suficiente e os materiais não são os mais adequados. Sabe-se, por exemplo, que o aço inoxidável é um mal condutor de calor e, por isso, não se deve optar por wok com fabricada com esta matéria-prima. Já a wok antiaderente evita que a comida grude, mas ela pode acabar se queimando rapidamente.
O melhor é optar pelas woks com tampas, que deve ter um encaixe perfeito.

A wok em seu formato original é um utensílio muito prático. Veja suas vantagens:
1. Não tem cantos que queimam a preparação.
2. As laterais altas e cabos em forma de asa permitem agitar a comida com facilidade.
3. Precisa de pouca gordura para fritar e para saltear.
4. Pode ser, também, usadas para cozinhar a vapor, fazer estufados e grelhar.

Escolhendo uma wok:
As woks de preço mais razoável são as de aço laminado, que são bons condutores de calor, mas oxidam com facilidade principalmente se não forem utilizadas com freqüência nem secas após a higienização. Outro tipo de wok recomendado é a esmaltada, que não se oxida, não deixa sabor residual nem coloração metálica na preparação.

Cuidando da wok de aço laminado:

A wok de aço laminado normalmente tem uma cobertura de óleo para evitar que se oxidem no intervalo de tempo entre a saída da fábrica e a chegada às mãos do consumidor. Muitas vezes essa cobertura de óleo sai com uma boa lavagem com água e sabão neutro. Caso isso não ocorra é necessário aquecer a panela com água e algumas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio por 15 minutos. Se for necessário, repita o processo até não haver vestígio de gordura na panela. Depois enxágüe bem e seque.

Preparando uma wok de aço:
Depois de ter retirado a camada de gordura da wok é necessário prepará-la para o uso.
1. Seque bem a wok e coloque-a em fogo baixo.
2. Deixe no fogo até ficar a wok ficar bem quente.
3. Em seguida, forre o interior da wok com toalha de papel embebido em azeite de oliva. Repita esse processo várias vezes até que a toalha de papel ficar limpo. Quando isso ocorrer a wok estará pronta para ser utilizada.

Como cuidar da wok de aço:
Depois de usar a wok não lave a wok com palhas de aço nem use produtos abrasivos. Deixe-a de molho com água e sabão neutro para amolecer as crostas que ficaram grudadas e, depois, limpe com uma esponja macia.

Em seguida, enxágüe a wok, passe toalha de papel em toda a sua superfície interna e externa. Leve-a ao fogo por alguns minutos até ficar bem seca. O ideal é utilizar a wok com freqüência para não oxidar. Caso ela não seja utilize com freqüência o ideal é pincelar a superfície interna da wok com azeite de oliva.

Uma wok bem curtida vai criando uma superfície negra que é perfeitamente normal e esperado e, aliás, proporcionar melhores resultados nas preparações.

Esta excelente matéria eu encontrei no site Azeite.com.br !

2 comentários:

tristan out_of_ctrl disse...

ENCONTREI SEU BLOG PELO GOOGLE (SERA QUE ALGUEM AINDA ENCONTRA ALGUMA COISA QUE NAO POR LÁ...)
ADORO CULINARIA E QUERO MUITO TER UM WOK, POREM NAO CONSIGO ENCONTRAR.
TEM ALGUMA DICA?
ABRAÇOS

Lidianne disse...

adorei seu blog, ele é mto bacana.

http://mulhermaravilhamoderna.blogspot.com/